segunda-feira, 19 de julho de 2010

NASCE UMA PAIXÃO

Uma Kombi parou na porta de casa oferecendo um negócio imperdível e se havia algo que Dona Marlene não deixava passar em branco eram as oportunidades de negócio.
A princípio ela refutou a oferta,alegou que o preço era alto,que não tinha condições para pagar pelo produto e o vendedor notando que a isca havia sido parcialmente mordida,iniciou o processo de sedução:
_ A senhora pode parcelar em 12 meses, através de nota promissória, a gente escolhe a melhor data para os vencimentos...
_Não, muito obrigada.Não dá.
_Mas a senhora não tem filho na escola?
_Filha.
_Então, imagine que maravilhas essa enciclopédia pode trazer para os estudos dela.No conforto de casa ter acesso a um rico material de pesquisa...
_Moço, não dá!
_ Além da PAPE,que quer dizer Programa Auxiliar de Pesquisa Estudantil com nove volumes, eu darei um brinde,um não...vejamos... Que tal essa coleção de capa dura com as obras do Machado de Assis e essa outra do José de Alencar ?
_Capa dura? Compra ,mãe!
Agora sim Dona Marlene não tinha saída.
_E tem mais eu também darei esses três volumes com uma antologia de poetas de língua portuguesa. Também em capa dura.Há poemas de Casimiro de Abreu,Cecília Meireles,Vinícius de Moraes...
_Nossa! Compra , mãe!- Eu dizia, passando a mãe pela capa dos livros.Muito mais interessada pelos brindes do que pela enciclopédia.
_Para fecharmos negócio, Dona Marlene,ainda darei essa lindíssima coleção de histórias, com ilustrações fantásticas.Olhe só! Um volume com contos de fadas ,outro com contos africanos e esse aqui traz contos do oriente.
Meus olhos pousaram naqueles tesouros e fiquei completamente entregue ao seu fascínio.Minha mãe sabia que a oportunidade de um bom negócio não poderia ser perdida, mas sabia mais ainda que naquele momento o preço da felicidade estavam nas notas promissórias e o negócio foi fechado.
As caixas com os volumes foram levadas para dentro de casa e eu nunca mais larguei os livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário