terça-feira, 19 de outubro de 2010

O silêncio

O horário de verão começou e embora eu desconfie de todos os benefícios relacionados à economia de energia elétrica com essa medida, hoje eu acordei feliz.
Não sei se feliz é a palavra mais específica para o estado contemplativo que nos eleva acima de toda a nossa humanidade, mas na falta de um termo melhor, fiquemos com feliz.
O dia amanheceu Belo, assim mesmo com letra maiúscula,remetendo ao conceito grego.Sons e cores mais profundamente perceptíveis como sempre deve ser, aliás por trás de toda pressa.
Se no livro de Lucas, o Senhor Jesus afirma que " A boca fala do que está cheio o coração", humildemente  o parafraseio : " Os olhos vêem conforme o coração".
Logo cedo abri meus e-mails e havia uma mensagem do meu amigo João Campagnolo.Sinceramente não sou afeita a apreciar as mensagens em PowerPoint.Raríssimas são as vezes que me surpreendo, pois minha inquietude se aborrece com facilidade com o tom de auto-ajuda que costumam trazer.Hoje, no entanto, João afirmou ter se lembrado de mim ao ler a mensagem, então li carinhosamente.
Fiquei pensando por um instante se o tal silêncio seria um conselho para uma tagarela,ou se ele se lembrava de um dia em que apareci na escola com um livrinho sobre esse assunto(não me perguntem o nome,acho que o livrinho se foi em um arroubo de doações).
Recentemente lendo o livro Comer Rezar Amar de Elizabeth Gilbert deparei-me novamente com o tema e pronto.O e-mail do João arrematou a conversa e resolvi fazer essa postagem e o poeminha que segue.



3 comentários:

  1. Olga,você tem toda razão. Li certa vez, já não me lembro onde e nem de quem são estes versos: na quietude das capelas Deus ouve as nossas preces.
    E tem tanta igreja barulhenta que inferniza a vida da vizinhança!
    Só no silêncio ouvimos nossa voz interior...

    bjos
    Ivana

    ResponderExcluir
  2. Olga, eu adoro nadar!!!! Acho que você está se perguntando o que nadar tem a ver com isso !!
    MUITO!!!
    PORQUE QUANDO ESTOU NADANDO ESSE SILÊNCIO ME TRAZ PAZ!!!!! Coisa que no dia a dia da nossa correria é muito difícil!!!
    Beijos
    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. Adorei os comentários.
    Ivana, o silêncio é uma prece.
    Paulinha,vc tem toda razão,que momento supremo de silêncio ocorre quando se nada.

    ResponderExcluir