terça-feira, 5 de outubro de 2010

UM CERTO CAPITÃO RODRIGO

Toda gente tinha achado estranha a maneira como o Cap.Rodrigo Cambará entrara na vida de Santa Fé.Um dia chegou a cavalo, vindo ninguém sabia de onde...


Se o povo de Santa Fé estranhou essa chegada, eu não posso dizer o mesmo e agradeço  o modo como ele chegou até mim.Era um homem sedutor e expressivo cheio de coragem e determinação que se foi apresentando em duzentas e tantas páginas.
Meus dedos não podiam adivinhar o título, enquanto se desvencilhava do papel de embrulho que o guardava.Sequer supunha que tipo de aventuras eu poderia vivenciar com a história criada por Érico Verissimo (Sim , senhoras e senhores que reconheceram o sobrenome.Trata-se do pai do reconhecido cronista).Eu já havia lido Clarissa (lançado em 1933)há um bom tempo e havia gostado bastante, certamente por ter encontrado semelhanças com o espírito da menina em transformação.
Um certo Capitão Rodrigo chegou e eu li.Um Certo Capitão Rodrigo chegou porque li muito bem um texto de um concurso de leitura oral criado pela escola naquele ano.Não me lembro de tal evento ter ocorrido qualquer outra vez, mas quando resolveram inventar, lá estávamos eu e mais uma porção de meninos e meninas.Fomos encaminhados para uma sala e lemos um texto que nos foi entregue na hora.Se havia categorias por idade,se ficávamos ouvindo os oponentes,que texto era esse e se teciam comentários sobre nós não sou capaz de dizer.
Eu e Odair líamos bem, com postura, voz firme,expressiva, alta e clara.Sabíamos tecer as linhas com nossas vozes marcantes e ritmadas.Acho que nós dois fomos vencedores.Ou eu fiquei em 1º e ele em 2º?Pouco importa!O capitão Rodrigo me acompanhou até minha casa e comigo está até hoje.






Anos depois, a Rede Globo criou uma minissérie baseada na obra completa de Érico, O TEMPO E O VENTO (1985) e na pele Tarcísio Meira,voltei a ver O Capitão Rodrigo.Nem bom, nem mau, apenas um certo capitão.

Veja o capitão chegando a Santa Fé.


Não resisti ... a música de abertura é de Tom Jobim...linda..linda...linda...Chama-se Passarim
Segue a abertura da minissérie

3 comentários:

  1. Só você para me dar vontade de ler um clássico brasileiro!
    Vou ver se leio Clarissa, pareceu bem interessante (:

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver vc aqui!
    A leitura é fácil e mostra os valores de outros tempos, mas as inquietações são as mesmas de sempre.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Que saudade da limpidez, da honestidade das séries antigas! Que bom foi reencontrar Capitão Rodrigo! Obrigada pela pérola! Bjo Marli

    ResponderExcluir