domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fofuras




Acabei de ver uma reportagem a respeito de três professoras que foram consideradas inaptas a exercerem a função para a qual prestaram concurso no estado de São Paulo. 
Anteontem, em uma conversa (como sempre produtiva e agradável) com Ronaldo (meu ex-professor de kungfu ,amigo, mestre, terapeuta de medicina oriental),falávamos sobre saúde e o propósito das artes marciais como instrumento para sua obtenção e manutenção.Falávamos também sobre os excessos cometidos pelos instrutores de academia que costumam  orientar,sem escrúpulos,os alunos a consumirem anabolizantes e outros produtos para aumentar a massa muscular.
Curiosamente,a instrutora de musculação da academia do Ronaldo é uma moça bem cheinha,coisa inédita para mim e talvez até para você.Ele me disse estar muito satisfeito com a nova instrutora,pois ela demonstra muita competência e o fato de ela fugir ao padrão estético que predomina no segmento não a desabona como profissional.
No embalo da conversa, ele que trabalha há anos com artes marciais e com diferentes tipos de pessoas, foi categórico ao dizer que tem observado que o preconceito com relação a obesidade supera a questão étnica, a mais alardeada.
Insistiu em afirmar que nem todos os casos de obesidade estão relacionados apenas ao sedentarismo e à gula. 
Como se diz: Há casos e casos.
Voltando à história das professoras,não há como não me solidarizar com elas.Eu mesma sou/estou gordinha e não me sinto inapta como profissional.(Quem me conhece pode corroborar o que digo).
Sonhar?Quem não sonha com uma bela silhueta? Até as mais magras brigam por isso.Acho que a questão está aí:eu cansei de brigar com uma natureza teimosa.Escolhi ser feliz e parar de me comparar com um modelo que não me é possível ser nessa vida.
Desde que minha felicidade me possibilite manter a saúde,por que não?
Fico na torcida pelas colegas gordinhas, especialmente por uma que vinda de uma origem pobre , estudou na USP e deseja se efetivar como funcionária pública justamente para trabalhar com alunos  de sua região.Nobre!

3 comentários:

  1. Realmente eu nunca vi uma professora de academia mais cheinha, mas acho que adoraria ter uma, me sentiria mais confortavel e menos julgada.
    Não sou muito de academia justamente por achar que tem mais gnt preocupada com a estética do que com a saude, e parece que estão sempre te medindo. Talvez com uma professora assim o ambiente se tornaria mais leve.

    ResponderExcluir
  2. Olga,

    Também vi a reportagem e achei um absurdo. Mas isso é resultado de uma sociedade que tem como ícones de beleza modelos magérrimas.
    Essas professoras deveriam cobrar seus direitos na justiça, pois isso não deixa de ser precoceito.
    abração
    Ivana

    ResponderExcluir