quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dia do beijo

Entre as inúmeras obrigações de trabalho que desgatam meus olhos,meu tempo(ah! tá! recebo por isso),minha voz - que quer e precisa falar sobre tantas outras coisas além das regras intermináveis-, meu sonho, minha piada,meu ânimo e tantas outras coisas,cavei uma brechinha (quase indevida porque os prazos correm,o tempo escorre e eu bem queria correr deles).
Era isso ou cavar mais um tantinho no desespero....
Pois é! 13 de abril é o dia do beijo(eu já comentei por aqui que não gosto muito dessa história de datas comemorativas),mas escorregando por entre as páginas da internet, caí em um blog que falava do dia do beijo no ano passado.Um blog muito interessante,aliás:
Em 14 de Agosto de 1945, a Segunda Guerra Mundial tinha terminado oficialmente e em Nova York, na Times Square, uma quantidade enorme de pessoas se reuniu para a celebração.De repente um lindo marinheiro, puxou uma enfermeira pelo braço e a beijou. A cena foi imortalizada pelas lentes do fotógrafo Alfred Eisenstaedt para a revista  Life e se tornou o símbolo da alegria e da vitória.
Eu apenas posso imaginar o tipo de emoção e alívio que aquelas pessoas vivenciaram, porque , de fato, nunca vivi os tais tempos de guerra.
Minha avó viveu esse período e me contou acerca das dificuldades para conseguir determinados gêneros, chegou a enfrentar filas imensas antes do amanhecer para conseguir carne, por exemplo.Falo de um tempo em que não havia Carrefour nem Extra ou Wal Mart.Falo de um tempo e de uma família humilde às vésperas de se mudar do Rio de Janeiro para São Paulo em busca de melhores oportunidades de trabalho.
Dá para imaginar que minha avó precisou portar um salvo-conduto?

Quando este documento foi emitido,Olinda tinha 33 anos e a guerra ainda não tinha chegado ao fim.Acredito que o rádio tenha sido sua mais significativa fonte de informação e não faço a menor ideia se ela pôde ou não ver a tal foto do beijo.
Pelo pouco que conheci de sua austeridade moralista,imagino que teria dito: "Que pouca vergonha!"
Pelo pouco que conheço da alma feminina,no seu íntimo deve ter sonhado...um salvo-conduto para o beijo, por favor!!

5 comentários:

  1. sua avó deve ter sido uma pessoa muito peculiar de conhecer.. adoro dar uma sapeada por aqui de quando em vez!
    sinto muito sua falta, beeijo, Gabi

    ResponderExcluir
  2. Minha avó ainda é um mistério para mim...há tanto sobre ela para descobrir...ainda farei isso!
    Obrigada pela visita, venha sempre e deixe suas impressões.
    Beijo no dia do beijo!

    ResponderExcluir
  3. Você sabe que voce tem as melhores sacadas né olguinha ;) gostei demais.. principalmente do beijo mais que apaixonado da foto. te amo

    ResponderExcluir
  4. Olga, você escreve tão gostoso... E essa foto antológica do marinheiro e sua namorada é tão bonita! Até a senhorinha lá atrás (na foto) está sorrindo ao ver a cena inusitada.

    bjos
    Ivana

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo elogio, Ivana.
    Eu sempre gostei dessa foto pela plasticidade e pelo beijo em si.A cena deve ter causado um senhor espanto.Era a primeira metade do século XX, afinal.De lá para cá as coisas mudaram muito,inclusive o valor do beijo.
    bj

    ResponderExcluir