segunda-feira, 4 de julho de 2011

Coreanos?

A chegada dos coreanos a Piracicaba tem gerado muitas expectativas e algumas histórias.Conheci poucos até agora.No entanto, há muitos anos convivo com uma família de taiwaneses,cujos olhinhos puxados sempre os levaram a ser chamados de chineses.Até explicar que são de Taiwan...
Os filhos da família Tsai estudaram no Brasil e pelo tempo que estão aqui já podem ser considerados brasileiros.Até o final do ano deve sair a cidadania deles e isso será justo, afinal são contribuintes e gostam desta terra.
Como eu dizia,os membros da família sempre foram chamados de chineses e agora que já desistiram de explicar sua origem, a chegada dos coreanos reacendeu a questão.
Edna , a filha que antecede o caçula, mora em São Paulo, mas vem a Piracicaba todos os finais de semana para ajudar os pais no santuário taoista que dirigem.Esses dias , Edna ficou adoentada e resolveu recorrer ao pronto socorro de seu plano de saúde aqui mesmo na cidade.Pediu que sua irmã Fabiana a acompanhasse.
Durante o atendimento algo muito curioso ocorreu,antes de examinar a moça , o médico fazia algumas perguntas que Edna respondia em bom português,mas o doutor se dirigia à Fabiana pedindo-lhe para traduzir para a paciente.
Levou algum tempo para que ele percebesse que Fabiana não abria a boca e que era Edna que falava com ele diretamente.
A cena gerou algumas risadas.A justificativa: a recorrente situação de coreanos acompanhados de tradutores.
Imagine só como serão os próximos meses.A família Tsai ainda viverá curiosas situações até que os coreanos se comuniquem em português,língua oficial do país em que eles pretendem se tornar prósperos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário