sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Minotauro(parte final)

Créditos da imagem :Warwick Hutton

Em Atenas a fama do herói que havia vencido vários vilões corria solta,porém ele não fora reconhecido assim que chegou.
A única pessoa que sabia de sua chegada era Medeia,a feiticeira que havia fugido de Corinto após matar quatro pessoas, dentre as quais seus dois filhos.Ela havia se refugiado no palácio de Egeu no período em que Teseu ainda estava em Trezena e prometeu ao rei que lhe faria poções mágicas caso ele a desposasse.Essas poções teriam o poder de manter-lhe as forças da  juventude e ainda lhe possibilitaria ter os filhos que tanto desejava.Em face dessas promessas, Egeu desposou Medeia.
A chegada de Teseu poderia colocar os planos da feiticeira em risco,expulsando-a dali.Logo, ela se antecipou,procurando Egeu e provocando uma intriga:
_Egeu,o estrangeiro com fama de herói que está por chegar não passa de ardiloso espião e uma ameaça ao seu trono.Você deve convidá-lo pra vir ao palácio e oferecer-lhe vinho envenenado.Não corra riscos.
O rei concordou com a trama e não tardou para que o estrangeiro fosse localizado e convidado a vir ao palácio.
E assim, Teseu chegou e foi recebido pelo rei que obviamente não reconheceu o próprio filho.A taça com veneno já estava preparada e Medeia agia com impaciência, ansiosa por um desfecho que lhe fosse favorável.
Teseu também estava ansioso por ser reconhecido por seu pai.Sabia que isso só seria possível, se Egeu identificasse a espada e as sandálias resgatadas do rochedo onde o rei as depositara antes do nascimento do filho.
A mesa foi coberta com iguarias e logo que a carne foi servida, sob o pretexto de cortá-la, Teseu sacou a espada.Ele sentia que não havia por que prolongar o segredo a seu respeito.A lâmina brilhou e mal avistou o objeto, Egeu derrubou propositadamente a taça de vinho envenenado e prosseguiu com uma série de perguntas que o fizeram ter certeza de que ali diante dele estava seu tão esperado herdeiro.Medeia tentou escapar furtivamente ,mas ao comando do rei que compreendeu seu ardil ,foi expulsa de Atenas e voltou para sua pátria, a Cólquida.
Diante de uma assembleia popular, o jovem herói foi apresentado,toda a história foi contada e em seguida  a  aclamação choveu com entusiasmo singular.
Atenas, contudo ainda vivia tempos de turbulência em função da ambição dos filhos de seu tio Palas.Teseu, pós ter sido reconhecido como herdeiro do trono ático, saiu para enfrentar os cinquenta primos que causavam verdadeiro tumulto reino afora por não aceitarem o fato de um estrangeiro vir a reinar sobre eles naquelas terras.
Os palântidas, como eram chamados os filhos de Palas, se armaram e prepararam uma armadilha para Teseu, mas o emissário deles,um estrangeiro,revelou todo o plano deles a Teseu, que descobriu o esconderijo onde estavam e liquidou os cinquenta sem pestanejar.
Havia o risco de promover a ira entre o povo assim que a notícia se espalhasse então se antecipou e admitiu ter agido em legítima defesa diante das artimanhas do contendores.Para consolidar sua imagem positiva divulgou a necessidade de pacificar o reino e partiu para enfrentar o temível touro branco sagrado de Maratona,a fera que atormentava pelo menos quatro cidades da Ática.
Partiu  e  em uma luta sem precedentes dominou o animal, levando-a para Atenas onde o sacrificou em honra de Apolo.
Foi nessa época que Atenas se preparava para enviar a terceira remessa de jovens para Creta rumo ao desprezível labirinto.Em meio à comoção do momento em que mais uma vez Atenas deveria pagar o tributo devido ao rei Minos, o povo se rebelou, achando injusto que Egeu ficasse indiferente diante das famílias que viam seus jovens solteiros e suas filhas donzelas serem arrancados de seus lares após o temível sorteio agora que ele tinha encontrado seu filho bastardo.Teseu se ofereceu para ir com jovens sorteados.
A fim de pedir proteção ao deus Apolo, Teseu conduziu os jovens com os quais empreenderá a viagem a Creta ao templo e em nome deles levou um ramo de oliveira embrulhado em lã .
Precavido ainda teve tempo de recorrer ao oráculo de Delfos para saber se sairia vitorioso nesta empreitada e saiu de lá com o conselho de que deveria contar com a ajuda do amor para sair vitorioso.


O navio que partia com os jovens sempre partia com velas negras para demonstrar o luto de todo um povo diante do horror que viviam.
No entanto, naquele dia antes de partir,Teseu ouviu seu pai que não desejava ver morto o filho recém-descoberto  falar ao timoneiro:
_Leve velas negras e velas brancas.Quando vocês estiverem de volta,icem as velas brancas caso meu filho esteja vivo que assim espero ou as negras caso eu nunca mais volte a ver meu ansiado herdeiro.
Partiram entre clamores e lamentos.
Poucos dias depois de desembarcarem , Minos foi ao porto conferir as vítimas que lançaria no labirinto,dentre elas encontrou o próprio filho de Egeu que decidiu revelar sua verdadeira filiação.Apresentou-se como filho de Posseidon e como gerasse certa incredulidade foi desafiado a provar sua afirmação.Minos retirou do dedo um anel de ouro que trazia sempre consigo e o lançou o mais longe que pode no azul profundo.Sem hesitar, Teseu lançou-se ao mar e em segundos foi rodeado por vários golfinhos que o conduziram ao palácio de seu pai onde nunca estivera antes.Foi recebido diante de um trono belíssimo em formato de concha onde estava sentado ninguém menos que o próprio senhor dos oceanos.A seu lado estava Anfitrite e ao redor um séquito de nobres aquáticos dentre os quais o rei Tritão.
Posseidon ouviu a história contada pelo filho e o motivo pelo qual ele tinha chegado até ali,imediatamente ordenou a Tritão que encontrasse e trouxesse o anel .Não tardou e o deus marinho retornou juntamentecom centenas de nereidas.Uma delas trazia o anel e o entregou a Teseu.Anfitrite colocou na cabeça do rapaz uma coroa de louros de ouro e Posseidon recomendou que ele voltasse para Creta.Não era aconselhável que se demorasse.Cercado por golfinhos e nereidas, Teseu chegou à praia e de onde as pessoas já começavam a se dispersar.
Sua chegada surpreendeu a todos.Ele não se afogara,trazia uma coroa de ouro sobre a cabeça e ao se aproximar de Minos, abriu a mão e lhe entregou o anel que havia sido atirado ao mar.
Ariadne, a filha de Minos estava próxima do pai e se encheu de admiração ao ver o rapaz naquela postura corajosa.No mesmo instante uma flecha de Eros,filho de Afrodite atingiu seu peito e o amor inundou-lhe.Sentiu pavor ao pensar que em pouco tempo Teseu seria morto pelo Minotauro, resolveu recorrer a Dédalo,o engenhoso construtor do labirinto,já admirava Teseu desde que soube de seus atos de heroísmo e acreditava que ele seria realmente capaz de acabar com o Minotauro.Quando Ariadne chegou até ele,o sábio homem já tinha uma solução:um novelo de lã.
Secretamente Aridane foi ao encontro de Teseu na noite anterior ao sacrifício:
_ Eu sou Ariadne, filha do rei Minos e acho que posso ajudá-lo.
_ Como assim?
_ Acredito na sua capacidade de abater a fera que se encontra nos corredores do labirinto,mas é impossível sair de lá.Vamos pegue!-Disse a moça estendendo o novelo de lã.-Você deve amarrar a ponta do novelo,logo na entrada do labirinto e ir desenrolando o fio até chegar ao Minotauro.Assim que você tiver acabado com o monstro- falou estendendo-lhe uma espada - volte enrolando o novelo e seguindo o caminho marcado.
Teseu agradeceu e percebeu nos olhos da moça uma ternura radiante.Imediatamente lhe veio à mente,as palavras do oráculo e percebeu que havia ali os cuidados de Afrodite.Sua confiança acabou se redobrando.
Na manhã seguinte os jovens foram conduzidos até a entrada do labirinto.Teseu foi o primeiro a entrar.Lembrou-se de seguir os conselhos de Ariadne.
O labirinto era extremamente confuso.Havia corredores longos que pareciam não ter fim e de repente ele estava de volta a um local por onde já havia passado.Virava para a direita,em seguida para a esquerda,dava voltas e mais voltas sentindo a ansiedade corroer seus ossos.A qualquer instante a fera poderia surgir, agarrá-lo,golpeá-lo e Teseu ainda tinha que manter-se atento ao fio que desenrolava.
E assim,num reflexo desviou da fera que surgiu repentinamente.Com agilidade pôs-se a desviar das investidas do tenebroso monstro que fungava pelas narinas arreganhadas e furiosas.Os chifres do ser meio touro,meio monstro passavam rentes ao corpo de Teseu.Havia uma violência desmedida nas ações do monstro que avançava para destroçar o rapaz e dele se alimentar.Depois de uma cansativa luta, Teseu conseguiu golpeá-lo com a espada no lado esquerdo.Assustadoramente o golpe pareceu não causar dor no animal que se voltou com mais fúria ainda.Foram muitos os golpes que atingiram o Minotauro, no entanto nenhum deles causou o efeito esperado.A luta prosseguiu por intermináveis momentos.O cansaço começou a tomar conta e em um instante em que o Minotauro parou para tomar fôlego,Teseu com força extraordinária se lançou contra seu inimigo e o atirou ao chão.Assim que caíram,Teseu cravou a espada no peito do animal caído que bufou,estrebuchou e em segundos ficou inerte.
Diante do cadáver,Teseu respirou profundamente e agradeceu aos deuses pela vitória.Olhou em volta e apanhou o que restara do novelo.Sentia-se feliz por mais uma missão cumprida e por saber que ninguém mais seria vítima do sanguinário ser.Ansiava por contar isso a todos.
Procurou o caminho de volta seguindo o fio e agradeceu por ele o estar orientando, pois percebia que a cada encruzilhada seu instinto o levaria pelo caminho errado.
Mal apontou na entrada do labirinto foi recebido com aclamação por seus companheiros e Ariadne se lançou sobre ele em gratidão e admiração sem par.Sem demora, Ela o alertou a partirem o quanto antes,pedindo permissão para seguir junto com eles..Por precaução furaram os cascos dos navios cretenses para que não os alcançassem durante a fuga.
Resolveram parar na ilha de  Naxos onde foram recebidos pelos habitantes com hospitalidade.Durante a primeira noite na ilha, Teseu sonhou com Dionísio dizendo-lhe que deveria deixar Ariadne na ilha,pois ela era sua noiva.Caso ele não a deixasse seria severamente punido.Receoso da ira divina,Teseu não teve escolha e se viu obrigado a partir,deixando a jovem em Naxos.Depois que partiram,assim que a noite caiu,Dionísio raptou Ariadne e a levou para o monte Drius.Ela jamais foi vista novamente.
Teseu e seus companheiros ficaram consternados com a sorte da donzela que tanto lhes ajudou e partiram rumo a Atenas.Em meio a tristeza, acabaram se esquecendo da solicitação feita por Egeu antes da partida e mantiveram as velas negras hasteadas.
Todos os dias, Egeu ia ao Cabo Sunion onde ficava o templo de Posseidon e estendia os olhos na direção do mar,esperando ver velas brancas despontando na distância.Para seu sofrimento e desespero vislumbrou as velas negras anunciadoras da desgraça que ele não poderia suportar.Sem hesitar atirou-se do promontório no mar que até hoje é conhecido como MAR EGEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário