sábado, 27 de novembro de 2010

O Minotauro(Teseu)

Atenas  suportaria essa tragédia por sete anos?
Todos viviam apreensivos e quando se aproximava o momento de enviar novas pobres vítimas a cada ano, a agonia se espalhava pela cidade.Pais, mães, familiares e amigos se enchiam de tristeza e agonia e clamavam aos deuses por misericórdia.
Na terceira remessa,Teseu se ofereceu para ir com os demais jovens.Desejava enfrentar o Minotauro e terminar de vez com o suplício dos atenienses:
_ Pai,é uma infâmia o que ocorre nessa terra.Ninguém merece ser vítima de um monstro como o Minotauro!Isso precisa acabar!
_Eu sei,eu sei!Você nem imagina o quanto isso me fere,mas é o preço que foi cobrado e a pitonisa nos aconselhou a obedecer ao rei Minos.
_Pai,permita-me acompanhar as vítimas do sacrifício desse ano.Eu sei que posso enfrentar a besta vencê-la.
No mesmo momento em que ouviu as palavras do filho,Egeu lembrou-se de Androgeu e de tudo o que se seguiu,negando ao filho seu pedido. 
O diálogo prosseguiu até o ponto em que Teseu conseguiu convencer o rei,seu pai.Nos dias que se seguiram, foi feito um acordo com o rei Minos que concordou com a ida de Teseu,pois ele também sonhava com a morte do Minotauro.Ninguém mais sabia da intenção do jovem de matar o monstro.
Os deuses condoídos com a boa intenção do jovem, enviaram a própria Afrodite para acompanhar a nau que levaria os catorze infelizes.
Mas...quem era Teseu?
Aproximadamente uns vinte anos antes de tudo o que foi narrado até agora, Egeu já era o rei de Atenas,seu reinado era próspero, contudo , até então não possuía filhos e via seu trono ser ameaçado por cinquenta sobrinhos ambiciosos, filhos de seu irmão Palas.Resolveu procurar o oráculo de Delfos e de lá voltou com um enigma que não conseguiu decifrar:"Não abra o odre de vinho antes de chegar a Atenas".Durante a viagem de volta, parou na cidade de Trezena,cujo rei, Piteu,tinha poderes divinatórios.
Assim que o anfitrião soube do enigma,as coisas se tornaram claras para ele.Estranhamente, o oráculo já lhe havia anunciado que sua filha Etra não haveria de se casar,contudo seria a mãe de um filho famoso.
Um lauto jantar foi providenciado e Egeu foi tratado com todas as honras que cabiam a um rei de tão alto valor.Ardilosamente Piteu embriagou o hóspede com vinho e o fez deitar-se com sua filha.Na mesma noite, a moça recebeu ordens, em sonhos, de ir até à ilha santuário de Atena, onde Poseidon também deitou-se com ela. Etra engravidou.
Dias depois, Egeu anunciou que precisava retornar para Atenas.Todos sabiam da instabilidade que seus sobrinhos vinham causando em Atenas e a compreensão foi geral.Esse novo relacionamento acendia a esperança no coração do rei.Ele precisa urgentemente de um herdeiro.Não estranhou o consentimento do pai da moça,embora ambos soubessem que ela não poderia ser assumida como esposa.Piteu confiava no oráculo e esperava que o neto um dia se tornasse rei de Atenas.
Na praia,momentos antes de embarcar rumo Atenas,chamou Etra e diante dela colocou sua espada e suas sandálias sob um rochedo:
_Etra, se o deuses forem favoráveis e você gerar um filho meu,crie-o em segredo.Ninguém deve saber o nome do pai desse menino.Quando ele estiver suficientemente forte e desenvolvido, traga-o até aqui, mostre-lhe esse local e peça para que ele mova o rochedo.Em seguida, munido da espada e das sandálias ,envie-o para Atenas.Faça tudo secretamente e esclareça-o sob os riscos que correrá se revelar sua identidade.Meus sobrinhos serão capazes de matá-lo sem a menor compaixão.Apenas o trono lhes interessa.Eu serei capaz de reconhecê-lo através da sandálias e da espada.
Assim, nasceu Teseu.A todos foi anunciado que o menino era filho de Posseidon.Havia uma atmosfera especial diante desse anúncio, pois esse era o deus que aquele povo costumava honrar com oferendas e sacrifícios.O tridente era o símbolo de Trezena.Deste modo, não havia espanto, apenas satisfação diante do nascimento do filho de Posseidon.
Conforme a solicitação de Egeu, nunca se falou que ele era o pai do menino.De fato não era.
O menino cresceu.Sua estatura e força impressionavam,além disso era determinado e inteligente.Etra sabia que chegara o momento de lhe revelar o local onde se encontravam a espada e as sandálias e assim o fez.Para que Egeu tivesse um herdeiro, Teseu precisava reclamar o trono.Caminharam pela mesma praia de onde anos antes , Egeu partira.
_Você sempre quis saber quem é o seu pai.Ouça com atenção.
Etra contou toda a história ao filho e apontou-lhe o rochedo que deveria mover.

Cheio de energia e entusiasmo,moveu a pedra, apanhou a espada e calçou as sandálias.Ainda admirado com tudo aquilo,ouviu sua mãe:
_Filho querido,vá para Atenas.Siga pelo mar e encontre seu pai.
O avô também o aconselhou a seguir pelo mar,pois seguir por terra,pelo Peloponeso seria um risco imenso.Havia muitos bandidos no caminho.
Essas considerações deixaram o rapaz animado.Desde que Hércules estivera em Trezena e se sentara à mesa com seu avô Piteu,sonhava  com a possibilidade de viver aventuras semelhante.Decidiu sem pestanejar, seguiria por terra.
_Mãe,que pensará meu pai, se eu desembarcar simplesmente?Não será necessário que eu demonstre minha fibra?Eu não deveria empreender uma viagem que careça de coragem e honre suas sandálias com poeira e sangue?
O avô sorriu cheio de orgulho e satisfação por reconhecer no neto as características de um heroi. A mãe não teve outra opção senão abençoar o filho.Assim, partiu Teseu,o filho de Posseidon, o filho do rei Egeu.

_


Nenhum comentário:

Postar um comentário