domingo, 21 de novembro de 2010

O Minotauro (parte 2)

Posseidon procurou Afrodite , lhe contou o episódio e pediu a ela que provocasse em Pasifae uma paixão incontrolável pelo touro branco.Acometida pela maldição imposta pela deusa, a esposa de Minos ficou perdidamente apaixonada pelo touro a ponto de pedir à Dédalo,o famoso arquiteto da ilha,que criasse um artefato de madeira na forma de uma novilha onde ela se acomodasse e assim  pudesse se entregar ao touro.
Não tardou a engravidar e para seu espanto,pariu o monstruoso Minotauro.Em uma sociedade que privilegiava o controle sobre os instintos e o bom-senso,Pasifae simbolizou o instinto cego que pode gerar qualquer coisa.O fruto de sua paixão era uma criatura terrível de aparência e atitudes pavorosas, pois se alimentava somente de carne humana.
Minos,um homem de sabedoria, compreendeu a vingança do deus oceânico e não se voltou contra sua amada, mas era necessário tomar uma atitude capaz de conter o instinto assassino do Minotauro e mais uma vez recorreu ao inventor:
_ De que modo, meu caro Dédalo, podemos confinar essa criatura e afastá-la das pessoas?Por favor, crie uma jaula, algo capaz de conter esse monstro antes que ele cresça mais e se torne impossível controlá-lo.
_ Eu pensarei em algo, senhor, que seja  a melhor maneira de conter o Minotauro.
E assim, Dédalo elaborou um labirinto cheio de curvas irregulares que desorientavam os olhos e os pés de quem  o adentrasse.Incontáveis corredores se multiplicavam-se uns dentro dos outros, entrecruzando-se o que tornava impossível sair de dentro dele.
Enquanto o labirinto ia sendo construído,Posseidon agiu implacavelmente enfurecendo o touro branco sagrado, o pai do Minotauro.A custa de muito sacrifício os homens de Creta conseguiram dominá-lo e levaram-no para a Argólida a mando do rei.
Não tardou para que em liberdade começasse a atingir regiões próximas de Atenas, devastando tudo por onde passava e ficou conhecido como o touro de Maratona justamente pelo fato de causar pânico nessa cidade durante o período dos jogos Pan-Atenaicos.
Esses jogos eram muito populares na região de Atenas e Androgeu, filho do rei Minos,não só participou de todas as modalidades como venceu todas com notável habilidade.Ele era um jovem forte,alto,um lutador famoso por suas façanhas. Impetuoso, foi incitado pelos atenienses e desafiado pelo próprio rei Egeu a enfrentar o touro de Maratona.Ele conhecia o touro branco sagrado que ninguém ousava enfrentar.Muitas vezes o admirara , vendo-o correr majestosamente  nos campos de sua terra natal.Sabia que o animal havia se transformado em uma besta feroz,mas ainda assim acreditava poder subjugá-lo e confiava em suas habilidades , com touros.Infelizmente não pòde e em uma investida surpreendente , o touro branco o atingiu com violência no ventre e o jovem campeão acabou morto em terra.
Ao receber a notícia da morte do filho, Minos sentiu a profunda  e inigualável dor de um pai que perde seu tão amado rebento e viu a fúria transpassar-lhe, pois percebeu a culpa dos atenienses nesse terrível episódio.Não havia como manter o caráter diplomático diante de tamanha afronta.
Minos reuniu uma armada e partiu para a costa grega a fim de vingar a morte do filho.Tomou a cidade de Mégara, entretanto não conseguiu invadir Atenas que ficou isolada e o cerco prolongado dos cretenses levou a fome àquele povo.Desesperados,os atenienses recorreram ao Oráculo de Delfos para consultar a Pitonisa.Essa era a derradeira tentativa de encontrar uma solução para as desgraças que os acometiam.E ouviram:
_Para se livrar de todos os males, aceitem o que lhes ordenar o rei Minos.
Egeu não viu outra saída a não ser seguir os conselhos do oráculo e ouviu as exigências do rei cretense:
_Durante sete anos, Atenas deverá enviar a Creta sete belos rapazes e sete belas donzelas para saciar a fome  do Minotauro.O tributo poderá ser imediatamente suspenso se algum dos jovens que adentrar o labirinto conseguir sair de lá vivo.Esse é o preço que Atenas pagará pela morte de meu filho Androgeu.
Com o coração contrito, Egeu abriu as portas de Atenas  e viu o próprio rei Minos escolher os catorze jovens e os encaminhar para o navio que os levaria para a morte certa.
  


créditos da imagem : http://decifroedevoro.blogspot.com/2007/10/blog-post_04.html

4 comentários:

  1. Vamos ver logo o final dessa historia...

    ResponderExcluir
  2. Toda essa história me faz lembrar do meu tempo de criança, como você mesma disse , NÃO PERDIA UM EPISÓDIO DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO!!
    Beijos
    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. Calma, Caio! Todo mundo conhece o final da história.O prazer está no percurso.Como vc sabe, os mitos sempre apresentam mais de uma versão.Estou procurando manter a coerência de uma mesma perspectiva.De maneira geral, o mito é narrado muito rapidinho com uma infinidade de nomes que trazem outras histórias por trás de si.

    ResponderExcluir
  4. OI OLGA !!! TEM UM SELINHO PRA VOCÊ LÁ NO MEU BLOG!!
    PASSA LÁ!!
    BEIJOS
    Paulinha

    ResponderExcluir