sábado, 14 de abril de 2012

Gago sim, por que não?


      Cada um de nós traz em sua bagagem pessoal dificuldades a superar ao longo da vida;algumas ficam escondidas  e pertencem apenas ao mundo recôndito do vivente que teme deixar rastros e ser ridicularizado.
       Por outro lado, a gagueira , além de audível ,é visível e infelizmente para a maioria dos gagos, risível.Motivo de chacota,tem gerado a infelicidade , o retraimento  e o desastre na vida pessoal dos portadores dessa marca.
    Quando sua gagueira se tornou insuportável, Miguel moveu mundos para eliminá-la.Procurou pela cura como se procurasse pela própria razão de viver.Todo tipo de simpatias e pajelanças foram tentadas.O jovem enfrentou sua cruzada e o Santo Graal era poder falar sem o embaraço da gagueira.
      Como em todas as viagens de aventura em busca do  objeto do desejo, as desventuras são inevitáveis: guizo de cobra moído, bucho de paca,pássaro preto torrado,tantas luas cheias, tantas luas crescentes, tantas sexta-feiras. Enterra isso, engole aquilo e nada.Nada! Nada de positivo , mas de negativo...
     Certa vez Miguel teve de colocar sob a língua um pedregulho virgem lavado em água corrente.Resultado: hospital.Miguel engoliu o pedregulho.
Contudo, a esperança é uma chama teimosa para quem tem um desejo ardente e Miguel não desistiu.Fez a avó vender um terreno em Capivari para financiar tratamentos que... não deram certo.Chegou a enfrentar 25 horas de ônibus rumo a uma aldeia indígena no Mato Grosso.
         Já contava dezessete anos quando juntou o salário de um mês para consultar um renomado especialista da PUC.Uma semana após a consulta, tempo que aguardou impacientemente e durante o qual uma junta de profissionais discutiu o caso,chegou o diagnóstico: 
           - Culpa!
           - Cu...culpa? Como asss... ssim?
      - Você carrega uma imensa culpa por ter matado seu irmão gêmeo.
          Miguel nasceu bonito , saudável e robusto - tinha mais de quatro quilos.Minutos depois que chegou ao mundo, um sangramento intenso trouxe ao mundo um segundo bebê com menos de dois quilos e que acabou não resistindo.
      - Dou...tor, eu vvvvvi..vviiiiim....ao seu con...sss..sssultório com um ppppproblema e sssaio com dois!
Miguel decidiu conviver com a gagueira do modo mais natural possível.Passou a reconhecer as situações em que ela piorava e aprendeu a contornar as crises.Aceitou conviver com ela.Curou-se da obsessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário