domingo, 28 de novembro de 2010

O Minotauro(A jornada de Teseu)








A estrada para Atenas estava repleta de malfeitores e monstros que aterrorizavam os viajantes que se atrevessem a cruzar-lhes o caminho.Em geral às vítimas era imputada uma morte brutal.
Imbuído de coragem, Teseu colocou-se a caminhar .Empunhava a espada e simulava lutas sozinho,com investidas agressivas e esquivas calculadas. No entanto, não tardou a ter que demonstrar suas habilidades de fato.
O primeiro bandido que cruzou seu caminho foi Perifetes nas proximidades de Epidauro.Saiu de uma floresta escura a fim de surpreender Teseu.Emitiu um berro grave e assustador e investiu contra o jovem , arremetendo em sua direção com sua clava de ferro em riste.Teseu girou o corpo e escapou do golpe.Com agilidade colocou-se em posição de ataque com a espada empunhada, antes que Perifetes voltasse a se lançar contra ele.Furioso e grotesco o criminoso adiantou-se pesadamente, mas Teseu já alcançara sua garganta com a lâmina reluzente.Caiu de joelhos sobre a terra o homem ferido e a vida se esvaiu com o sangue que deslizava veloz.
Teseu limpou o suor do rosto,limpou a espada e apanhou a clava de Perifetes que estava ao lado do corpo imóvel.Este era seu troféu.
Prosseguiu sua caminhada mantendo-se alerta.Assim que chegou ao estreito de  Corinto topou com o gigante Sínis.Não menos cruel do que o adversário anterior,costumava vergar o tronco de um pinheiro com seus músculos de aço e fazia seu oponente mantê-la vergada.Como isso era impraticável,a tensão contida na árvore assim que liberada lançava longe o infeliz que terminava despedaçado.Por vezes,Sínis vergava dois pinheiros e amarrava os pés da vítima na copa de um e a cabeça na de outro, ou ainda amarrava uma perna a cada tronco.Ao soltar as árvores ,dilacerava o corpo do homem sob risos cruéis.
Teseu foi colocado à prova por Sínis e vergou o pinheiro com tanta força que quebrou seu tronco.Imediatamente submeteu o terrível malfeitor à sua própria maldade, amarrando-lhe a dois pinheiros e lançando seu corpo à destruição.
Sínis tinha uma filha, Perigune que havia se escondido numa plantação de aspargos assim que presenciou a morte do pai.Ela estava tremendamente assustada e com uma inocência perturbadora suplicava às plantas que a ajudassem manter-se viva.Jurava a elas que jamais as destruiria ou queimaria se a protegessem,escondendo-a.No entanto, Teseu a viu e a chamou ,prometendo que não lhe faria mal algum.Perigune colocou-se sob a proteção do jovem e mais tarde ela deu à luz Melanipo,filho desse encontro.
O filho de Egeu não tardaria a encarar um novo desafio.Dessa vez não precisou enfrentar nenhum criminoso infame,mas um animal cuja selvageria horrorizava a região de Crômion.Filha de Tifão e da temível Équidna, Féia era uma selvagem porca antropófaga.
Teseu precisou de muita destreza para abater a fera,contudo um golpe preciso de sua espada levou o animal à morte.Deste modo, Teseu realizou mais um grande feito em sua jornada.
Os dias e as noites se sucediam e a proximidade de Atenas tornava cada vez mais real dentro de Teseu, a certeza de que seu sangue tinha algo de divino.Seu corpo, seus músculos,seus pensamentos se alinhavam com essa certeza e com a realidade vindoura:apresentar-se como filho de Egeu.
Suas sandálias, a esta altura, já aparentavam o desgaste da caminhada e já alcançavam a fronteira de Mégara.A estrada seguia por um trecho que passava pelos rochedos Cirônicos que ladeavam a costa.Nesse local instalara-se o famoso Círon que obrigava os transeuntes a lavarem-lhe os pés e quando se inclinavam, Círon precipitava-os ao mar onde eram devorados por uma imensa tartaruga marinha.
Teseu concordou em lavar os pés do homem,mas assim que se abaixou, agarrou seus tornozelos e o lançou despenhadeiro abaixo.Viu emergir a monstruosa tartaruga entre as ondas e Círon foi a última refeição atirada a ela.

Voltou para estrada e já no território ático,perto da cidade de Elêusis, foi desafiado por Cércion,um bandoleiro bruto que desafiava os viajantes para uma luta da qual ele sempre saía vencedor.Sabia-se que sem a menor piedade,matava seus adversários depois de vencê-los.
Teseu ,consolidando sua condição de herói, não hesitou em aceitar o desafio.Após algumas investidas do malfeitor,usando inteligência, agilidade e rapidez,Teseu agarrou-o, erguendo-o por sobre sua própria cabeça e lançando com energia ao chão.A violência do choque matou Cércion imediatamente.
Não demorou muito para que o herói chegasse ao seu último desafio antes de chegar a Atenas.Foi ali, ainda nas proximidades de Elêusis,que Teseu encontrou o pior de todos os sanguinários de sua jornada.Damastes era conhecido por todos como Procrusto ,o esticador de membros.Ele convidava os viajantes a descansarem em sua casa, mas de fato, o que fazia nada lembrava um descanso,mas uma tortura que gerava gritos lancinantes.Fazia com que sua vítimas se deitassem em um das duas camas de ferro que possuía.Uma era muito grande e a outra muito pequena.Caso algum estrangeiro fosse  grande, fazia-o deitar-se na cama pequena.Ao contrário, se fosse pequeno, fazia-o deitar-se na cama grande.Dizia então:
_ Ora, veja! Minha cama é muito grande para você.Ajuste-se a ela.
Depois dessas palavras, esticava os braços e as pernas da vítima até que ela morresse em profunda agonia.
Ou então :
_Lamento, meu caro, mas minha cama é muito pequena para você.Não se preocupe, daremos um jeito nesse problema.
Na sequência, cortava as partes que excediam as medidas da cama e a vítima morria devido a intensa hemorragia.
Teseu lançou-se contra o gigante e atirou-lhe na cama menor, sem que tivesse chance de defender-se.As partes que excediam o tamanho da cama foram sendo extirpadas em golpes precisos.Procrusto provou de seu próprio veneno e sua morte foi assustadora.
A jornada de Teseu foi marcada pela animosidade,pela violência e crueldade.Não demorou a chegar aos arredores de Atenas.Passou pelo rio Cefiso onde encontrou o clã dos fitálidas, descendentes do herói Fítalo.Diante do altar de Zeus participou de uma cerimônia de purificação pelo sangue que derramara.Teve seu cabelo trançado e nele vestiram uma bela túnica branca.
Pela primeira vez desde que deixara Trezena, Teseu foi tratado com hospitalidade e respeito.E assim, renovado se dirigiu para Atenas que estava bem próxima.






Entendendo o trajeto:
 Teseu parte de Trezena, a terra onde cresceu.(Troizen).
A - Seguiu para o Norte e em Epidauro enfrentou Perifetes.
B - Passou pelo estreito de Corinto.
C - Crômion,local onde abateu a porca selvagem de nome Féia.
D - Fronteira entre as terras de Mégara e Ática , nos rochedos Cirônicos.
E - Elêusis onde Teseu enfrentou Cércion.
F - Nas proximidades de Elêusis,local do confronto entre Teseu e Damastes(Procrusto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário