quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Nilo

Tratava-me pelo diminutivo do meu nome e o enunciava com uma musicalidade pernambucana acentuando e alongando a penúltima sílaba.
_ Olguiiiiiiiiiiiiiiiiinha!
Vez por outra chamava assim:
_Oi, minha neeeeega!
Entrou pela porta do carro apressado, pois estávamos próximos ao cruzamento da XV com Armando Sales e o farol já ia abrindo.Proibido parar e estacionar.
Ele sempre insistia em pegar carona naquele ponto,embora eu preferisse um local menos afoito para apanhá-lo.Não adiantava.
Como eu dizia,entrou e sentou no banco detrás cumprimentando com animação.
Nem bem os cumprimentos passaram pelo farol,ele me entregou uma caixa de papelão fino.
Abri meio desajeitada enquanto Élio fazia curvas,passava lombadas e ultrapassava motoristas sonolentos.
Achei tão meigo!Um jogo de xadrez feito de argila e pintado ao estilo do mestre Vitalino.Ali estavam Lampião, Maria Bonita,Padre Cícero...
Acho que ele não comprou aquela lembrança para mim na viagem que fez para encontrar o irmão na Bahia, mas me presenteou porque sentiu um desejo impulsivo de fazê-lo.De todo modo era para ser meu e pronto e eu fiquei encantada em receber o regalo.
Primeiro porque embora eu nunca tenha feito a menor força para aprender a jogar xadrez , eu acho o jogo sedutor e interessante.Segundo porque aquelas figurinhas me remetem ao prazer de ouvir histórias.
_Pronto, minha linda!- Em outras palavras:Era mesmo para ser seu!
Certamente haveria um novo encontro em casa regado a caldinho de mandioca e outras delicinhas calóricas para sustentar nossas gargalhadas e maledicências inocentes como recompensa.
Certamente haveria...mas não houve...Certamente não mais haverá.
O chumbo cruzou seu caminho e ceifou seu tempo.
_Pronto! - Diria ele se aqui estivesse,porque nesses casos toda filosofia é vã.


Um ano sem a companhia de uma amigo inesquecível,que não guardava para si os elogios que desejava fazer,que não se calava diante do desejo de fazer críticas.Nilo era o tipo de pessoa capaz de encher de energia e animação os lugares por onde passava.Abraçava com carinho presente no gesto e demonstrando sempre importar-se.
Era professor de filosofia,mas de fato era professor de vida.Inteiro,verdadeiro e entusiasmado.Sou feliz porque ele foi meu amigo.

4 comentários:

  1. Certamente um ótimo professor e uma pessoa encantadora. Nos deixou e nos traz muitas saudades e ótimas lembranças. Esteja em paz.

    ResponderExcluir
  2. Nilo, saudade que tenho das suas aula e sua pessoa, Que você esteja em paz, como queria ter aproveitado melhor minhas aulas com você.
    PS: Se agora você soubesse que tenho aula com seu amigo Everton, não sei nem que você ia dizer...

    ResponderExcluir
  3. Não conheci o Nilo, mas tenho que comentar que esse jogo de xadrez é o mais lindo que eu já vi na vida!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei emocionada. Relação transcendental. Amo muito. Parabéns pelo texto Olga, descreveu essa pessoa maravilhosa de forma única.
    Thaís

    ResponderExcluir