terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As aves tomam conta



No sábado fiquei angustiada com um passarinho que adentrou o recinto onde eu e amigos tecíamos reflexões em torno da existência.Com um pé direito bem alto e uma sequência de vitrôs,janela e porta, o pobre insistia em procurar saída na parte mais alta e fechada.Acho mesmo que ele buscava a luz que atravessava os vidros e nem se dava conta das correntes de brisa que circulavam nas aberturas inferiores.Não foi sem um certo custo que se conseguiu dar liberdade ao singelo passarinho.
Hoje,por volta de 15 para o meio-dia,na sala dos professores da escola em que trabalho, vi um beija-flor na mesma agonia do outro bichinho.Muito mais veloz, afoito e emitindo sons que intensificavam minha aflição, o pássaro em questão voava rente ao teto.Havia várias pessoas naquele ambiente,mas ninguém parecia muito preocupado ou incomodado e eu não sabia o que fazer,até que um professor adentrou a cena e aconselhou:
- Apaguem as luzes!
Dito e feito,em poucos segundos o bichinho encontrou um vão que lhe garantiu a liberdade.
Fiquei pensativa.Acho mesmo que passarinho é lição.Na ânsia das coisas, ficamos cegos, e nos enganamos com a fontes que nos podem trazer liberdade.Às vezes ,precisamos mesmo do escuro, do silêncio para enxergar além do óbvio.

Mas mudando o foco,porém não o tema,há alguns anos, escrevi essa crônica abaixo.Resolvi desenterrá-la para partilhar com vocês.

As aves tomam conta

Tudo no final de outubro e início de novembro... Entre bruxas e mortos...Minha avó se estivesse viva recordaria as crendices de seu tempo, os agouros, os vaticínios...
Eu, como me sinto integrada no mundo (ainda que morra de medo de galinhas, galos e similares...) até pressinto na presença de alguns animais algum tipo de recado, algo do plano simbólico, mas sem a paranóia que assombra tanta gente por aí...
Pois, noite destas, resolvi lavar uniforme escolar dos filhos. Fui para os fundos da casa e instantes depois ouvi um pio agoniado. Pensei que fosse uma coruja , mas nem dei bola. Era uma coruja. Ela estava pousada no poste da casa ao lado  que agora está desabitada e insistia em proclamar sua aflição. Esse poste fica junto ao muro que dá para o meu quintal. No meio da escuridão fiquei observando-a com ternura e ela mesmo notando minha presença nem se perturbou. Tive a impressão de que ela procurava um filhote. Talvez coisa da minha cabeça, mas foi o que senti. Ficamos ali num acordo tácito, aquela ave noturna, ambígua, sombria  e eu ambígua , noturna e sombria.
Depois ela se foi e lembrei da minha avó dizendo...'Quando a coruja rasga mortalha é sinal de morte por aí “Eu gostei de vê-la porque simboliza a sabedoria e prefiro a versão grega à popular”. A coruja é símbolo de Palas Atena . Será que sua visita a mim teria  ofendido a Zeus, seu pai?
Outro dia, a aventura com aves foi menos confortável.Com o sol quente da comecinho da tarde, uma das cadelas que normalmente estaria estendida preguiçosamente num canto da casa, começou a latir insistente. Fui ao quintal e pousado também no telhado da casa ao lado, havia um urubu, um urubuzão . Tenha dó!!! Senti uma certa náusea. Fiquei observando da janela do quarto o pouco caso do bicho que logo se viu acompanhado de um seu semelhante. Na antiga Grécia há uma versão que narra a vingança de Zeus contra Prometeu que teria roubado o fogo do Olimpo para dá-lo aos humanos, seus protegidos. O fogo é símbolo do conhecimento, assim como no mito de Adão e Eva. Zeus prendeu Prometeu no alto do Monte Cáucaso e diariamente um abutre lhe comia o fígado que voltava a crescer e assim ininterruptamente Prometeu agonizava diante da ameaça alada.
Enfim concluí que o calor era muito forte e o azar seria do bicho, preferi deixá-lo pra lá e voltar pra minha vida cotidiana que retorna a cada dia como o fígado de Prometeu.







Um comentário:

  1. Transcrevendo palavra da Tania:
    Muito profunda também a reflexão sobre o pássaro que quer voar e que encontra sua saída a partir do escuro... também acredito nisso... A luz brilha forte no escuro!!! Basta permitirmos que esse escuro aconteça, não é mesmo?
    Muito legal seu blog!!!!

    ResponderExcluir