domingo, 16 de maio de 2010

A leitura, passagem mágica



Eu estava relendo o livro Anarquistas graças a Deus de Zélia Gattai e como na primeira vez, me senti muito próxima da menina Zélia.Minha família não é de imigrantes italianos, sou muito mais nova do que Zélia que infelizmente já faleceu, no entanto, a cada descrição, a cada peripécia da família, reconheço fragmentos da minha própria história.Curiosas as trapalhadas da mãe,sensíveis a generosidade e a cumplicidade de todos.
Durante a leitura fui desfiando a memória e graças a santa internet, aproveitei para pesquisar elementos citados na história: a antiga avenida Paulista e as ruas da região, histórias de uma São Paulo que iniciava o desenvolvimento que a trouxe ao que conhecemos hoje.Também acabei lendo sobre as pessoas da época, a mobilização cultural,os sons, os ritmos.
Como estou iniciando esse blog , fico devendo alguns links.Nas próximas postagens, procurarei ser mais cuidadosa com os detalhes.

Leia o livro e divirta-se.
Se quiser uma versão televisiva, a Rede Globo exibiu em 1984 uma minissérie.

Hoje, a tecnologia permitiria uma produção mais elaborada, mas o talento dos atores e da direção exalam a sensibilidade do relato de Zélia.

Veja a introdução à minissérie.



Nenhum comentário:

Postar um comentário